Autor: Paulo Freire
Ano: 1996
Editora: Paz e Terra
Disponível em:
Pedagogia da autonomia é a última obra de Paulo Freire, publicada em vida. Amplamente difundido, o livro é pequeno em extensão mas enorme em ensinamentos.
Visando a uma educação autônoma, o autor apresenta os saberes necessários a uma prática pedagógica socialmente comprometida. Enfatiza a necessidade de se respeitar o conhecimento que o aluno traz para a escola, visto ser ele um sujeito histórico e social que precisa ser ouvido e respeitado.
Como eixo norteador, apresenta uma proposta de humanização do processo socioeducativo, destacando alguns aspectos primordiais, porém nem sempre adotados pela sociedade atual, como: simplicidade, humanismo, bom senso (ética em geral), amor ao próximo e esperança no futuro.
Nessa obra, Freire enfatiza a necessidade de uma reflexão crítica sobre a prática educativa, sem a qual a teoria pode se tornar apenas discurso e a prática uma reprodução alienada, sem questionamentos. Defende que a Educação é uma forma de transformação da realidade, que não é neutra e nem indiferente. Por essa razão, o educador - como um ser histórico, político, pensante, crítico e emotivo - não pode apresentar postura neutra. Deve procurar mostrar o que pensa, indicando diferentes caminhos, sem conclusões prontas e acabadas, para que o educando possa aprender com autonomia.
Assim, a prática educativa é um constante exercício em favor da construção e do desenvolvimento da autonomia. Para o autor, “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.
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