Projeto "Eu já sei escrever"
Séries: Educação Infantil, 1ª a 4ª serie do ensino fundamental
Justificativa
A partir de grandiosa preocupação com o futuro das crianças, onde as mesmas possam obter conhecimentos e aptidões para crescerem e desenvolverem habilidades que sequenciem o processo de letramento, propomos atividades significativas e condizentes à realidade dos educandos, visando despertar e conscientizar sobre o valor da escrita, considerando a sua formação integral.
A proposta dos conteúdos relacionados neste projeto fundamentam-se em desenvolver atividades de ensino-aprendizagem favorecendo a compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a leitura e a escrita, uma vez que permite a articulação de diversos campos de conhecimento.
Objetivo Geral
Conscientizar, conhecer, respeitar e valorizar as diferentes modalidades da escrita presentes em seu cotidiano.
Apresentar a escrita como fator primordial na educação.
Despertar tanto na sociedade (adulto), quanto na criança a conscientização de se ter para o futuro aptidões de leitura e escrita como fator primordial de dignidade humana.
Desenvolvimento
Serão apresentados textos diversos onde as atividades serão analisadas de acordo com a série a ser aplicada, visando alcançar a interdisciplinaridade.
Dentre eles:
Poesia
Música
Cantiga
Acróstico
Trava-língua
Bingo
Cruzadinha
Produção de texto
Texto informativo
Situações-problema
Cálculos; operações
Gráficos
Pesquisa de preços (sistema monetário)
Dobradura
Arte cênica
Álbum seriado
Espaço geográfico
Recursos Didáticos
Coletâneas pedagógicas, livros didáticos e paradidáticos, atividades xerocopiadas, panfletos, revistas, jornais, som, CD, fita K-7, cartazes, retroprojetor, transparências, carimbos, tesoura, cola, dicionário e outros.
Temas transversais
Ética
Meio ambiente
Saúde
cidadania
Avaliação
A avaliação será realizada em diferentes momentos, em situações variadas, respeitando a singularidade dos alunos, levando em conta não apenas o que foi aprendido durante a aula, mas tudo o que está sendo aprendido em diversas instâncias e a partir de outras mediações que não sejam só a do professor, tornando esse um processo contínuo, para que possam ser auxiliados nas possíveis dúvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário