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sábado, 3 de abril de 2010

Definições tiradas do site Especial Educação do Estado de São Paulo.

Linha Tradicional

É centrada no professor. O aluno recebe a informação e a avaliação procura medir quanto dela foi assimilado. Enfatiza-se a repetição de exercícios para a memorização. A disciplina é valorizada e cobrada com rigidez. Os adeptos do método afirmam que o mais importante é ter uma base sólida de conhecimento. Essa linha se difundiu no século 18, a partir do Iluminismo, e seu objetivo era universalizar o acesso ao conhecimento.

Linha Construtivista

Propõe construir o conhecimento baseando-se nas relações dos alunos com a realidade, valorizando e aprofundando o que a criança já sabe. O conhecimento e a inteligência vão se desenvolvendo passo a passo, num processo de construção que é tão importante quanto o próprio conhecimento. O professor é responsável por ajudar o aluno neste processo. Os educadores construtivistas afirmam que as crianças crescem mais críticas e capazes de aprender por si. Privilegia-se a auto-avaliação, e a disciplina não é cobrada com rigidez. Jean Piaget foi o idealizador do construtivismo, que chegou ao Brasil na década de 70.

Linha Montessoriana

A criança deve ser incentivada a desenvolver senso de responsabilidade pelo próprio aprendizado. São privilegiadas as atividades motoras e sensoriais, trabalhos, jogos e atividades lúdicas, enfatizando-se o manuseio de materiais. As crianças costumam se sentar formando círculos e, em grande parte do tempo, ficam livres para se movimentar pela sala de aula. O professor é um guia, localiza e trabalha as dificuldades de cada criança. Esta linha foi desenvolvida pela educadora Maria Montessori, em 1907.

Linha Waldorf

A base desta proposta é a atividade motora da criança, e não se utilizam materiais artificiais nem acabados. A turma tem um professor principal, que a acompanha durante os oito anos de ensino fundamental para que, desta forma, o educador possa dar um acompanhamento individualizado a cada criança. A escola conta com participação ativa e constante dos pais em diversas atividades pedagógicas. O filósofo austríaco Rudolf Steiner foi seu idealizador, em 1919, na Alemanha.

Linha Renovada

Inclui várias correntes que têm em comum a valorização do indivíduo como ser livre, ativo e social. O interesse pelo estudo deve partir dos alunos e o professor facilita o processo de aprendizagem. Algumas escolas tidas como alternativas nos anos de 1970 e 80, inspiradas na britânica Summerhill, colocavam o ensino de acordo com a vontade do aluno, e ele decidia como e quando estudar.

Construtivismo Sócio-Interacionista

O Construtivismo sócio-interacionista leva o aluno a ser o construtor de seu conhecimento, sendo o professor facilitador deste processo. Nas palavras do Prof. Vasco Moretto, mestre em ensino de Ciências pela Universidade de Laval, em Québec, Canadá: "Aprender é construir significados e ensinar é oportunizar esta construção".
Desta forma, a Escola deve promover no aluno o esforço centrado na aprendizagem construída e não transmitida, e nele desenvolver a capacidade de aprender a aprender, de buscar informação por si mesmo, de trabalhar de forma autônoma e colaborativa, de desenvolver, além do saber conceitual/factual, habilidades e atitudes, formando a(s) sua(s) competência(s).

Hoje em dia, é muito difícil encontrar uma instituição que aplique radicalmente um só método, mesmo porque, uma escola essencialmente Montessoriana, por exemplo, é caríssima. Portanto, vale a pena uma conversa franca com a pedagoga da escola para que ela explique como os métodos são aplicados.

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