Projeto
Acreditando que os jogos na Matemática, não são simplesmente “divertidos” mas que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, tornando o aluno um sujeito ativo ao interagir com os conteúdos, encaminhamos o presente projeto para que o mesmo possa contribuir com o processo ensino e aprendizagem, uma vez que o computador contribui de forma dinâmica, lúdica, interativa e prazerosa para a construção do conhecimento Matemático.
O presente projeto tem como objetivo fazer com que os alunos compreendam a importância do cálculo mental e do raciocínio lógico nas mais diversas situações do dia-a-dia, através de jogos e desafios matemáticos, aproximando o máximo possível o estudo proposto da realidade ao qual está inserido.
Dinamizando
a
Tabuada
Justificativa
Acreditando que os jogos na Matemática, não são simplesmente “divertidos” mas que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, tornando o aluno um sujeito ativo ao interagir com os conteúdos, encaminhamos o presente projeto para que o mesmo possa contribuir com o processo ensino e aprendizagem, uma vez que o computador contribui de forma dinâmica, lúdica, interativa e prazerosa para a construção do conhecimento Matemático.
Objetivo Geral
O presente projeto tem como objetivo fazer com que os alunos compreendam a importância do cálculo mental e do raciocínio lógico nas mais diversas situações do dia-a-dia, através de jogos e desafios matemáticos, aproximando o máximo possível o estudo proposto da realidade ao qual está inserido.
Objetivos Específicos
· Promover situações de aprendizagem que desenvolvam no aluno o seu cálculo mental;
· Desenvolver, através do cálculo mental, estratégias para jogos matemáticos;
· Aprimorar a realização de cálculo mental através de estratégias lúdicas;
· Participar de competição matemática envolvendo os fatos fundamentais em estudo de acordo com sua série/ano.
Conteúdos
3ª ano
· Fatos fundamentais da adição e subtração
4º ano
· Fatos fundamentais da multiplicação
5º ano
· Fatos fundamentais da multiplicação e divisão
Metodologia
Os alunos participarão de aula previamente planejada pela professora diariamente, por pelo menos, 50min de acordo com cronograma de estudos, sendo que deverão estudar a tabuada em casa, para que haja êxito nesta.
Como não há computador disponível para todos os alunos exercitarem de uma só vez seu raciocínio lógico através do jogo de tabuada Tux Match, haverá revezamento, para melhor organização do espaço disponível, sendo: enquanto uma parte da turma se exercita jogando no computador, a outra parte realiza cálculos mentais escritos, devidamente orientados pela professora regente. Assim que o jogo termina (à medida que o aluno completa a missão ou o computador apresenta “game over”- fim de jogo), realiza-se o revezamento.
Ao final da etapa de preparação dos alunos, haverá um campeonato individual entre salas, propondo a disputa entre meninos e meninas.
Estima-se que a disputa deverá ocorrer em uma única etapa, no dia 9 de março, com a turma dividida entre meninos e meninas, e ao final, ganhará a equipe que terminar a realização dos cálculos primeiro.
Obs.: Os alunos realizarão o treino diariamente, por pelo menos 15 dias, sendo que a professora regente deverá realizar cálculo mental diagnóstico inicial e final para verificar/comparar a eficácia do estudo.
CRONOGRAMA
INICIO | Fevereiro |
TÉRMINO | Março |
Data | Horário | Conteúdo | Profª | Turma |
09/02 | 7h 40min às8h 30min | Adição | | 3º A |
10/02 | 7h 40min às 8h 30min | Subtração | | 3º A |
13/02 | 7h 40min às8h 30min | Adição | | 3º A |
14/02 | 8h 10min às 9h | Subtração | | 3º A |
15/02 | 8h às 9h | Adição | | 3º A |
16/02 | 7h 30min às 8h 20min | Subtração | | 3º A |
16/02 | 8h 30min às 9h 10min | Multiplicação | | 4º A |
17/02 | 7h 30min às 8h 20min | Adição | | 3º A |
17/02 | 10h às 10h 50min | Multiplicação | | 4º A |
23/02 | 7h 30min às 8h 20min | Subtração | | 3º A |
23/02 | 8h 30min às 9h 10min | Multiplicação | | 4º A |
23/02 | 10h 30min às 11h 20min | Multiplicação | | 5º A |
24/02 | 7h 30min às 8h 20min | Adição/Subtração | | 3º A |
24/02 | 8h 30min às 9h 10min | Multiplicação | | 4º A |
24/02 | 10h às 10h 50min | Multiplicação | | 5º A |
27/02 | 7h 30min às 8h 20min | Adição/Subtração | | 3º A |
27/02 | 8h 30min às 9h 10min | Multiplicação | | 4º A |
27/02 | 9h 50min às 10h 30min | Multiplicação | | 5º A |
27/02 | 10h 30min às 11h 20min | Multiplicação | | 5º B |
28/02 | 7h 30min às 8h 20min | Adição/Subtração | | 3º A |
28/02 | 8h 30min às 9h 10min | Multiplicação | | 4º A |
28/02 | 9h 50min às 10h 30min | Multiplicação | | 5º A |
28/02 | 10h 30min às 11h 20min | Multiplicação | | 5º B |
29/02 | 7h 30min às 8h 20min | Adição/Subtração | | 3º A |
29/02 | 8h 30min às 9h 10min | Multiplicação | | 4º A |
29/02 | 9h 50min às 10h 30min | Multiplicação | | 5º A |
29/02 | 10h 30min às 11h 20min | Multiplicação | | 5º B |
01/03 | 7h 30min às 8h 20min | Adição/Subtração | | 3º A |
01/03 | 8h 30min às 9h 10min | Multiplicação | | 4º A |
01/03 | 9h 50min às 10h 30min | Multiplicação | | 5º A |
01/03 | 10h 30min às 11h 20min | Multiplicação | | 5º B |
02/03 | 7h 30min às 8h 20min | Adição/Subtração | | 3º A |
02/03 | 8h 30min às 9h 10min | Multiplicação | | 4º A |
02/03 | 9h 50min às 10h 30min | Multiplicação | | 5º A |
02/03 | 10h 30min às 11h 20min | Multiplicação | | 5º B |
05/03 | 7h 30min às 8h 20min | Adição/Subtração | | 3º A |
05/03 | 8h 30min às 9h 10min | Multiplicação | | 4º A |
05/03 | 9h 50min às 10h 30min | Multiplicação | | 5º A |
05/03 | 10h 30min às 11h 20min | Multiplicação | | 5º B |
06/03 | 7h 30min às 8h 20min | Adição/Subtração | | 3º A |
06/03 | 8h 30min às 9h 10min | Multiplicação | | 4º A |
06/03 | 9h 50min às 10h 30min | Multiplicação | | 5º A |
06/03 | 10h 30min às 11h 20min | Multiplicação | | 5º B |
07/03 | 7h 30min às 8h 20min | Adição/Subtração | | 3º A |
07/03 | 8h 30min às 9h 10min | Multiplicação | | 4º A |
07/03 | 9h 50min às 10h 30min | Multiplicação | | 5º A |
07/03 | 10h 30min às 11h 20min | Multiplicação | | 5º B |
08/03 | 7h 30min às 8h 20min | Adição/Subtração | | 3º A |
08/03 | 8h 30min às 9h 10min | Multiplicação | | 4º A |
08/03 | 9h 50min às 10h 30min | Multiplicação | | 5º A |
08/03 | 10h 30min às 11h 20min | Multiplicação | | 5º B |
09/03 | 7h 30min às 8h 20min | Adição/Subtração | | 3º A |
09/03 | 8h 30min às 9h 10min | Multiplicação | | 4º A |
09/03 | 9h 50min às 10h 30min | Multiplicação | | 5º A |
09/03 | 10h 30min às 11h 20min | Multiplicação | | 5º B |
→ No dia 09/03 acontecerá a competição final, seguindo a relação da tabela.
Recursos
O recurso utilizado será o jogo Tux Match disponibilizado pelo programa Linux.
Nenhum comentário:
Postar um comentário